Comissão Especial

Simpósio na Câmara Municipal discute tratamento e prevenção ao uso de álcool e outras drogas
Postado em 20/03/2018

A Comissão Especial de Segurança Pública da Câmara Municipal da Estância de Socorro – composta pela vereadora Edeli Almeida (presidente) e pelos vereadores Alexandre Conti (relator) e Luis Carlos Borin (vice-presidente) – realizou na quinta-feira passada (15), na Sala das Sessões, o I Simpósio sobre Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas.

O evento, que teve como tema “Município que não previne, trata”, contou com a presença de representantes do Executivo Municipal e Estadual, além de membros de entidades da sociedade civil que atuam de forma direta ou indireta na prevenção e tratamento da dependência química.

O simpósio contou com a presença de quatro palestrantes: Enio José Maluf, psicólogo, representando a Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract) e o Instituto Padre Haroldo; Jose Eduardo Martelli, fundador e idealizador da mobilização Freemind; Silvana Maiéski, assistente técnica do Programa Recomeço do Governo do Estado de São Paulo; e Sandra Marques, coordenadora do Programa Estadual de Tabagismo do Estado de São Paulo.

Em sua apresentação, Jose Eduardo Martelli destacou a importância da informação e conscientização para prevenir a dependência química. “Prevenir é informar-se, conscientizar-se, entender os riscos que a gente corre”, afirma.

Já Sandra Marques, coordenadora do Programa Estadual de Tabagismo do Estado de São Paulo, ressaltou, entre outras questões, que os municípios quando fazem trabalhos de prevenção economizam com o tratamento. “A gente economiza muito mais quando faz a prevenção do que o tratamento”, diz.

Congratulações
Por meio de requerimentos da vereadora Edeli, aprovados por unanimidade em plenário, foram entregues certificados de voto de congratulação à Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus, aos membros do grupo Anjos da Madrugada; à Comunidade Neftai, ao CAAD, à Ong Amor Exigente, aos Narcóticos Anônimos (N.A.) e aos Alcóolicos Anônimos (A.A.).